Ultimas Notícias

Maria Aparecida

COMO SURGIU O MOVIMENTO ABRIL VERDE

O MOVIMENTO ABRIL VERDE , baseado nas Campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”,  foi criado no Estado da PARAÍBA em  27 de novembro de 2013 durante IV ENCONTRO ESTADUAL DOS TECNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO; Durante o evento, aconteceu a entrega do título de “cidadania pessoense” ao Presidente do SINTEST PB , Técnico de Segurança do Trabalho Nivaldo Barbosa, quando, na ocasião, este convidou a AEST PB , na pessoa da sua Presidente Engª de Segurança do Trabalho Maria Aparecida Rodrigues Estrela, para juntos, elaborarem a Programação do primeiro MOVIMENTO ABRIL VERDE . Em 30.12.2013, lançamos nas redes sociais o ABRIL VERDE de 2014. As reuniões de articulação aconteceram nos meses de dezembro 2013. Janeiro, fevereiro e março de 2014 na sala de reunião do SENGE PB e em encontros num Café em Manaíra ; participava conosco a Diretora Técnico Científico da AEST PB, Engª de Segurança do Trabalho Ana Paula da Anunciação Pinho. No dia 07.04.2014 ,  aconteceu a abertura do Movimento ABRIL VERDE, no auditório do SINTELL. Foram realizadas ações educativas, seminários, palestras em instituições de ensino, divulgação na Plenária do CREA PB(consta em ATA do dia 07.04.2014). O Encerramento aconteceu no dia 20.04.2014, Dia Mundial em Memória as Vítimas de Acidentes de Trabalho  e Doenças Ocupacionais, na Lagoa do Parque Solon de Lucena , onde com muito pouco recurso,  com uma caixinha de som pequena do Presidente da AESTEST Laércio Silva, ligada a uma Barraca de alimentos, fizemos uma Ato público com  distribuição de panfletos alertando a população para a temática.
No dia 05 de Maio de 2014 a PARAÍBA também foi pioneira, quando aprovou a primeira LEI MUNICIPAL DO ABRIL VERDE, a LEI ORDINÁRIA N° 12.814/2014, propositura do vereador Ubiratan Pereira, que institui a Campanha de Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais, denominada “ABRIL VERDE” na cidade de João Pessoa;
Em Abril de 2016, durante a 2ª reunião das Coordenadorias das Câmaras Especializadas em Engenharia de Segurança do Trabalho CCEEST na cidade de Salvador-BA, numa propositura do CREA PB , e posteriormente levada a Plenária do CONFEA – Brasília –DF, aprovar em 30,12,2016, a  PL-1947/2016 que instituiu a implantação do Movimento ABRIL VERDE a nível nacional em todas os CREAs do Brasil; a CEEST RJ conseguiu via ofício a Arquidiocese do Rio de Janeiro iluminar o Cristo Redentor no Corcovado de verde nos dias 27 e 28 de abril de 2017.
O Estado da Paraíba continuando o seu pioneirismo, foi sancionada em 31 de abril de 2017, pelo Governador Ricardo Coutinho, autoria do Deputado Estadual do PT Anísio Maia, a primeira Lei Estadual do ABRIL VERDE, a LEI 10.814/2017, que institui a que a  Campanha de Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais , denominada “ABRIL VERDE”   faça parte do calendário de eventos em todo o estado da Paraíba.
   A iniciativa “ABRIL VERDE” é uma articulação  “apartidária”, que busca a conscientização de trabalhadores e empregadores para a melhoria das condições de trabalho e de saúde do trabalhador.  O OBJETIVO é reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador mobilizando a sociedade para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho. O movimento Abril Verde tem demonstrado que onde implantado , tem influenciado na redução dos Acidentes de Trabalho e Doenças do Trabalho, visto que a divulgação na imprensa , em jornais de grande circulação, nas mídias sociais, redes de televisão e rádio, chamam atenção da sociedade sobre a importância da “PREVENÇÃO DOS ACIDENTES E DAS DOENÇAS OCUPACIONAIS”;  as ações prevencionistas chamam também atenção para a  valorização do Profissional  Engenheiro de Segurança do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho, aumentando as oportunidades de emprego, desmistificando que Segurança do Trabalho é só “EPI”, alertando também para o resgate prático das legítimas atribuições do Engenheiro de Segurança do Trabalho e dos Técnicos de Segurança do Trabalho.
O mês de abril foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema:
      O dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde
      Dia 28 de abril, Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes no Trabalho.
Engajamento:
Importantes entidades da área de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), órgãos governamentais, sindicatos e associações, integram e apoiam as atividades do mês do “Abril Verde” na Paraíba.
 O Movimento Abril Verde estabelece parcerias permanentes com os órgãos públicos e entidades como SINTEST PB, AEST PB, MPT13 , TRT13, Mtb/SRTE PB, CEREST REGIONAL SMSPB, CEREST JP SES; FIEP, FUNDACENTRO, CREA PB, GETRIN 13, SINDUSCON JP, SINTRICOM , SINTTEL. SINECOM, SINDAALCOL , APEAMB, BOMBEIROS CIVIS. APOIO:CUT-PB, Sindicatos dos Bancários ,  ASPLAN,SINDUSCON-JP, SINDMAE-PB, Faculdade Maurício de Nassau, FTI-PP/FETAG, Revista Proteção, Fórum Intersindical de SST da PB,  SINAIT-DS-PB, Preveseg Ambiental, 100,5 FM Líder,  CPRR-CG, CPR PB,  IEL,UFPB,UNIPÊ, IFPB PATOS, CBN JP, PLANC, IFPB Patos, GUARAVES,CACHAÇA Serra Limpa entre outros.

      Entendemos que um importante fator para números tão alarmantes, é a ausência completa de uma sociedade atenta e praticante de uma postura de prevenção.
              Esquecemos diariamente que o trabalhador, fundamental no progresso e desenvolvimento de uma nação, além de peça chave para uma sociedade mais justa, precisa que a sua saúde tenha um cuidado especial pois, devolvê-lo ao seio familiar íntegro e ileso é papel não somente do empresário, do sindicato ou propriamente seu mas, de toda a sociedade
               É neste sentido que o “ABRIL  VERDE” , empunha a sua bandeira e clama a todos que conscientizem-se sobre tais fatos, para que no futuro possamos justificar o desenvolvimento, o progresso e a evolução, sem contabilizar vidas ou a saúde das pessoas
                Durante todo o mês de abril, na cidade de João Pessoa e cidades do interior do Estado da Paraíba, o Movimento Abril Verde promove encontros, palestras, seminários, debates, mobilizações sociais, sinalizações com o símbolo do laço verde e iluminação esverdeada de edificações públicas ou privadas em referência à segurança e à saúde do trabalhador
Hoje o ABRIL VERDE já está em todos os 27 estados do Brasil.


João Pessoa, 08/05/2017

MARIA APARECIDA R. ESTRELA
ENGª DE SEGURANÇA DO TRABALHO
COORDENADORA DA CAMPANHA “ABRIL VERDE”
PRES. AEST PB   - COORDENADORA DA CEST –CREA PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-Papo Saúde e Segurança do Trabalho - Nivaldo Barbosa e Convidados - 2017

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.