Ultimas Notícias

Inicio do Abril Verde

ABRIL VERDE

Significado e Surgimento

           A iniciativa “ABRIL VERDE” é uma articulação  “apartidária”, que busca a conscientização de trabalhadores e empregadores para a melhoria das condições de trabalho e de saúde do trabalhador.

             A Campanha Abril Verde NASCEU na cidade de João Pessoa, baseada nos movimentos “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, surgiu na PARAÍBA em 27 de novembro de 2013 durante a entrega do título de “cidadania pessoense” ao Presidente do SINTEST PB , Técnico de Segurança do Trabalho Nivaldo Barbosa, quando, na ocasião, convidou a AEST PB , na pessoa da sua Presidente Engª de Segurança do Trabalho Maria Aparecida Rodrigues Estrela, para juntos, elaborarem a Programação do primeiro ABRIL VERDE, que aconteceu no ano de 2014, no mês de abril; O Movimento ABRIL VERDE, tem demonstrado que onde implantado, tem influenciado a redução dos Acidentes de Trabalho e doenças do trabalho, visto que a divulgação na imprensa, em jornais de grande circulação, nas mídias sociais, redes de televisão e rádio, chamam atenção da sociedade sobre a importância da “PREVENÇÃO DOS ACIDENTES E DAS DOENÇAS OCUPACIONAIS”;  as ações prevencionistas chamam também atenção para a  valorização do Profissional  Engenheiro de Segurança do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho, aumentando as oportunidades de emprego, desmistificando que Segurança do Trabalho é só “EPI”, chamando a atenção para o resgate prático das legítimas atribuições do Engenheiro de Segurança do Trabalho e dos Técnicos de Segurança do Trabalho.
OBJETIVO:

      Reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador
      Mobilizar a sociedade para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho.

O mês foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema:
      O dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde
      Dia 28 de abril, Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes no Trabalho.
O conceito do Abril Verde, por ter um mês inteiro dedicado à conscientização para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, na intenção de concentrar anualmente nesse período, traz uma série de atividades disseminadores da cultura de prevenção.

Engajamento:
Importantes entidades da área de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), órgãos governamentais, sindicatos e associações, integram e apoiam as atividades do mês do “Abril Verde” na Paraíba. o Movimento Abril Verde estabelece parcerias permanentes com os órgãos públicos e entidades como MPT13 , TRT13, SRTE PB, CERESTPB, FIEP, FUNDACENTRO, CREA PB, GETRIN 13, SINDUSCON JP, SINTRICOM e outros.

Além do estado da Paraíba ser o IDEALIZADOR E PIONIERO, temos as duas primeiras Leis oficializando a CAMPANHA, Lei Municipal de n° 12814/2014 autoria do Vereador Bira Pereira- PSD de João Pessoa e a Lei Estadual de n° 10.864/2017 autoria do Deputado Anísio Maia – PT da Paraíba.

As informações do Anuário Brasileiro de Proteção 2015, que utiliza os dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, mostram que no ano de 2013, no Brasil, foram registrados :
ü  717.911 acidentes de trabalho no total, com o registro de 2.797 óbitos e 16.121 casos de incapacidades permanentes.
ü  Segundo a OIT, cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial (2,8 trilhões de dólares) são perdidos, por ano, em custos diretos e indiretos devido a acidentes de trabalho e doenças relacionados ao trabalho.
NO BRASIL
ü  7(sete) VIDAS SÃO PERDIDAS POR DIA - POR ACIDENTES DE TRABALHO
ü  2 (dois)TRABALHADORES INCAPACITADOS A CADA HORA
ü  R$ 10 bilhões- gastos por ano com encargos previdenciários no Brasil . (Fonte: Anuário Brasileiro de Proteção 2015, com dados do Anuário Estatístico da Previdência Social 2013)
ü  GRAVES DANOS
Como consequência dos acidentes o­corridos , tem-se números igualmente alarmantes de trabalhadores mortos (2.797), incapacitados temporários (610.804), incapacitados permanentes para o exercício profissional (14.837) ou que receberam assistência médica (108.940).
ü  São incalculáveis os prejuízos que decorrem desses infortúnios, tanto para as famílias das vítimas como para as empresas e a Previdência Social.

Entendemos que um importante fator para números tão alarmantes, é a ausência completa de uma sociedade atenta e praticante de uma postura de prevenção.
Esquecemos diariamente que o trabalhador, fundamental no progresso e desenvolvimento de uma nação, além de peça chave para uma sociedade mais justa, precisa que a sua saúde tenha um cuidado especial pois, devolvê-lo ao seio familiar íntegro e ileso é papel não somente do empresário, do sindicato ou propriamente seu mas, de toda a sociedade
É neste sentido que o “ABRIL  VERDE” , empunha a sua bandeira e clama a todos que conscientizem-se sobre tais fatos, para que no futuro possamos justificar o desenvolvimento, o progresso e a evolução, sem contabilizar vidas ou a saúde das pessoas
Durante todo o mês de abril, na cidade de João Pessoa e cidades do interior do Estado da Paraíba, o Movimento Abril Verde promove encontros, palestras, seminários, debates, mobilizações sociais, sinalizações com o símbolo do laço verde e iluminação esverdeada de edificações públicas ou privadas em referência à segurança e à saúde do trabalhador
A programação elaborada, tem repercussão na mídia(rádio, tv, jornais) chamando a atenção para a realidade dos acidentes e doenças no Brasil.


          O Movimento Abril Verde luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no calendário nacional, dando-lhes mais visibilidade e manifestações de apoio à causa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-Papo Saúde e Segurança do Trabalho - Nivaldo Barbosa e Convidados - 2017

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.